terça-feira, 13 de julho de 2010

Tipos de indústria no RS e sua localização espacial.


A maioria das atividades industriais esta localizada no Rio Grande do Sul, concentrada em Porto Alegre e em alguns municípios próximos. Essa região forma um grande centro poliindustrial, porque há várias indústrias e com ramos diversos.
Além dessas tradicionais indústrias na região de Porto Alegre, em Canoas, Novo Hamburgo, Gravataí e São Leopoldo tem como destaque: mecânica, metalúrgica, material elétrico e de comunicações, etc. Em Triunfo localiza-se a petroquímica. Em Sapucaia do Sul e em Charqueadas há siderúrgicas; a indústria automobilística representada pela General Motors e suas fornecedoras esta instalada em Gravataí. No vale do Rio dos Sinos, que são as cidades Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Parobé, São Leopoldo, Três Coroas, etc, está localizada a indústria coureiro-calçadista que tem uma grande importância economica no estado tanto no valor de sua produção, quanto no elevado numero de empregos que proporciona.
Em Caxias do Sul esta a segunda concentração do estado. Formando assim uma área industrial com diversos municipios, entre eles Bento Gonçalvez, Farroupilha, Flores da Cunha, e Garibalde, sendo que o polo é Caxias do Sul (terceiro município industrial do estado depois de Porto Alegre e Canoas), por isso que é chamado de centro industrial.


Há também as indústrias de vinho e de atividades metal-mecânicas que é conhecido por indústria de variados ramos: bebidas, têxtil (malharias), calçados, mobiliário, material de transporte, além de mecânica e metalurgica, que tem o maior destaque.


Porto Alegre e Caxias do Sul tem 70% da produção industrial do estado.
Em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, são conhecidos como centros industriais incompletos. Podemos usar o exemplo de Peltas, que é especializado na indústrias alimentícia, com indústrias de arne e de conservas de frutas.


Por final, há os centros agroindustriais que são cidades que são ligados à produção agropecuária. Lajeado e Estrela tem indústrias de laticínios e de proessamento de carne de porco e aves.

6 comentários: